O que é o processo de soldagem TIG de corrente contínua

O processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) de corrente contínua é amplamente utilizado na indústria devido à sua versatilidade. Com esse processo, é possível soldar praticamente todos os tipos de materiais, desde alumínio, latão e bronze até magnésio e ligas desses metais.

Corrente contínua versus corrente alternada

No processo de soldagem TIG, existem dois tipos de corrente: corrente contínua e corrente alternada. A corrente contínua é recomendada para soldar materiais como alumínio, latão, bronze, magnésio e ligas desses metais. Já a corrente alternada é mais adequada para soldagem de materiais como aço carbono não ligado.

A máquina de solda TIG de corrente contínua

A máquina de solda TIG que estamos utilizando é a Tig 170 CDC. Essa máquina é moderna e versátil, com mais de 100 opções de regulagem para diversos processos, não se limitando apenas ao eletrodo revestido. Com ela, é possível soldar com corrente contínua e corrente alternada.

O processo de soldagem TIG de corrente contínua

No processo de soldagem TIG de corrente contínua, utilizamos uma potência de 75 amperes. Além disso, trabalhamos com alta frequência e dois tempos. Ao pressionar o gatilho da tocha, o gás é liberado e uma faísca de alta frequência cria o arco de solda. Ao parar, basta soltar o gatilho e o arco é cortado. É importante deixar a tocha parada por cerca de cinco segundos para garantir a proteção da poça de fusão e o resfriamento da tocha.

O material utilizado no processo

No exemplo apresentado, estamos soldando aço carbono não ligado. Utilizamos a vareta de solda classificada como R 70 S-3, de acordo com a especificação 5.18. É importante ressaltar que a vareta de solda é um consumível e deve ser manuseada com cuidado para evitar acidentes.

A proteção durante o processo de soldagem

No processo de soldagem TIG de corrente contínua, utilizamos argônio puro como gás de proteção. A vazão do gás depende da área em que a soldagem está sendo realizada. Em áreas confinadas, onde não há vento, a vazão pode ser abaixo de 10 litros por minuto. Já em áreas com muito vento, é recomendado aumentar a vazão do gás para garantir uma proteção adequada.

Também é importante utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara de solda e avental. Além disso, é recomendado utilizar uma proteção na área em que está sendo soldado, como uma mãozinha de madeira ou papelão.

O procedimento de soldagem

No processo de soldagem TIG de corrente contínua, a tocha deve ser posicionada a cerca de 15 graus em relação à peça a ser soldada. A soldagem é realizada com movimentos suaves, mantendo a vareta inclinada em aproximadamente 15 graus em relação à peça. É importante manter uma distância de 2 a 3 milímetros entre a tocha e a peça. Após a soldagem, é necessário fazer uma limpeza externa da área soldada.

Qualificação profissional na Escola Piping

A Escola Piping é uma instituição de ensino que oferece cursos de qualificação profissional desde 1967. Com mais de 40 cursos disponíveis em sete áreas de formação, a Escola Piping tem se destacado no mercado de trabalho da região. Além disso, a escola oferece benefícios como material didático, carteirinha de estudante e um selo que comprova a qualificação na carteira de trabalho.

Na Escola Piping, a sua qualificação é garantida. Caso você não esteja satisfeito com o aprendizado, é possível refazer o curso sem nenhum custo adicional. Além disso, os alunos que se destacarem em sala de aula recebem cartas de recomendação ao mercado de trabalho. Invista em você e entre em contato com a Escola Piping para saber mais sobre os cursos disponíveis.