O que é o processo de soldagem de eletrodo revestido?

O processo de soldagem de eletrodo revestido é um dos mais versáteis e amplamente utilizados no mundo todo. Esse processo permite a soldagem de quase todos os tipos de metais, com algumas raras exceções.

A escolha do consumível correto

Para realizar a soldagem corretamente, é importante escolher o consumível adequado para o metal de base. No caso do aço carbono não ligado, que é amplamente utilizado na indústria, é necessário tomar cuidado na escolha do consumível.

Grupo de especificação de consumíveis

Para escolher o consumível correto, é necessário verificar o grupo de especificação de consumíveis. No caso do aço carbono não ligado, o grupo de especificação é o WSS MEU 5.1. Além disso, é importante considerar o diâmetro do eletrodo, que no caso do vídeo é de 2,5mm.

Posição e ângulo de soldagem

Para soldar corretamente, é importante posicionar o eletrodo corretamente. O ângulo adequado é manter o cabo paralelo à peça, com um ângulo entre 15 e 25 graus. Quanto ao afastamento do eletrodo em relação à peça, é recomendado não afastar mais do que o diâmetro do eletrodo.

Recomendações durante a soldagem

Durante a soldagem, é recomendado manter o eletrodo próximo à peça, movendo-o lentamente para garantir uma boa solda. Além disso, é importante utilizar os equipamentos de segurança adequados, como luvas de raspa e um capacete de soldagem.

Finalização da soldagem

Após finalizar a soldagem, é recomendado esperar a peça esfriar para remover a escória, que é a casquinha que se forma sobre o cordão de solda. É possível acelerar o resfriamento com água, mas essa prática não é recomendada para peças finais.

Considerações finais

O processo de soldagem de eletrodo revestido é amplamente utilizado na indústria e permite a união de diversos tipos de metais. É importante escolher o consumível correto, posicionar o eletrodo adequadamente e utilizar os equipamentos de segurança adequados durante a soldagem. Com as técnicas corretas, é possível obter resultados de alta qualidade.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo abordado neste artigo. Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato conosco. Estamos disponíveis para ajudar e oferecer suporte técnico. Invista em sua carreira profissional e qualifique-se na prática de soldagem. A Escola Pai Pi está pronta para atender você!

Sobre a Escola Piping

A Escola Piping é uma instituição especializada em qualificar profissionais na área de soldagem. Com mais de 52 anos de tradição e credibilidade, oferecemos mais de 40 cursos em sete áreas de formação diferentes. Nossos cursos possuem turmas disponíveis nos períodos da manhã, tarde, noite e aos sábados, com opção de aulas intensivas.

Ao se matricular em um de nossos cursos, além do aprendizado de qualidade, você também recebe benefícios exclusivos, como o seguro aprendizado, que garante 100% de aproveitamento do conteúdo. Caso necessite, você pode refazer o curso sem custos adicionais. Além disso, oferecemos um curso complementar de 50 horas grátis e uma carta de recomendação ao mercado de trabalho para os alunos que se destacarem em sala de aula.

Invista em você! Entre em contato conosco para obter mais informações sobre nossos cursos e turmas disponíveis. Nossa equipe está pronta para atender você e auxiliá-lo na sua carreira profissional.

Para saber mais sobre a Escola Piping, acesse nosso site e nossas redes sociais.

Aproveite essa oportunidade e se qualifique na prática de soldagem! Aqui, o seu certificado vale mais no mercado de trabalho.